CONTADOR DE VISITAS!

sábado, 29 de setembro de 2012

USO DE ÁLCOOL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA


Quando a pessoa tem o seu cérebro em desenvolvimento, estímulos externos influenciam diretamente a formação deste cérebro. Dessa forma, quando a criança ou adolescente faz consumo de álcool, a substância chega sistema nervoso central, age no sistema de "recompensa", responsável pelas sensações prazerosas (através da ligação dos metabólitos do álcool com receptores localizados nas células neuronais) e provoca modificações no funcionamento dele, deixando-o muito sensível às situações que causam prazer. O organismo armazena esses estímulos que causam prazer (alterações na produção de neurotransmissores, nas conexões neurais, e na sensibilização desse sistema) e o indivíduo torna-se extremamente dependente na idade adulta.
Essa dependência gera os problemas sociais que todos nós já conhecemos: violências, acidentes, danos psicológicos, emocionais e financeiros, etc.  O álcool é o terceiro principal fator de risco para adoecimento, sendo responsável por sendo responsável 9,5% dos anos de vida perdidos ou incapacitados.
Portanto, não basta apenas proibir o uso de drogas pelas crianças e adolescentes, é necessário explicar o porquê da proibição.
Por: Caetano Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário